O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta quinta-feira, dia 02 de setembro de 2010, a autorização das cirurgias para mudança de sexo em mulheres. A decisão, a ser publicada no Diário Oficial da União, foi feita nesta quarta-feira. Antes, o procedimento era permitido apenas como experiência.
A liberação determina a retirada de mamas, ovários e útero do corpo da mulher. A construção de um pênis no transexual feminino, porém, será realizada em caráter experimental, ainda.
A cirurgia de troca de sexo poderá ser feita em qualquer clínica capaz, podendo ser público ou privado.
Condições para fazer a cirurgia de troca de sexo:
Para que as mulheres transexuais sejam submetidas ao procedimento, um dos requisitos é o desconforto com o corpo original, de acordo com a decisão assinada pelo relator Edevard José de Araújo.
Outros critérios definidos por um conselho médico são o diagnóstico médico de transgenitalismo, condições físicas de passar pela operação e pacientes com mais de 21 anos. O texto diz ainda que o transexual pode sofrer um desvio psicológico que faz com que ele não se conforme com o corpo.
Para o Conselho Federal de Medicina, o desejo do paciente deve existir há pelo menos dois anos, com provação de acompanhamento médico.
Agora eu pergunto
Só agora liberaram?
Toda transexual tem o direito de fazer a cirurgia de troca de sexo, seja para transex homem ou mulher. Isso evita cirurgias clandestinas e dá o direito à pessoa ser o que ela realmente é. Bom, antes tarde do que nunca.
Fonte: eBand
0 comentários:
Postar um comentário