terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cross-dressing na música e na mídia

Vi essa matéria achei muito interessante e resolvi postar aqui.
Nas últimas semanas, o termo "cross-dressing" ("vestir cruzado", em inglês), não saiu da mídia. Culpa do cartunista Laerte, que revelou ao mundo que gosta de se vestir de mulher no seu dia-a-dia.

Segundo o artista contou à Folha de S. Paulo, o hábito "não é um fetiche sexual. Não é, nem é um tema que me interessa agora. O travestimento é uma questão de gênero, não de sexo."

Para quem não está familiarizado com o termo, "cross-dressing" significa nada mais que o hábito de vestir roupas normalmente usadas pelo sexo oposto. Homem de vestido e salto, mulher de terno e biogde, essas coisas.

Quem é adepto do "crossdressing" não faz isso para sair à noite ou para uma performance (como as drags queens) nem busca mudar de sexo (como os travestis). Aliás, quem é "cross-dresser" nem gay ou bissexual necessariamente é.

Depois de Laerte, foi a vez do ator James Franco aparecer travestido na capa da revista Candy. Em seguida, o estilista Marc Jacobs se montou de mulher para a capa de outra revista, a Industrie.

Já no universo da música, essa mania de homem pôr roupa de mulher e vice-versa não só é antiga, mas também bem normal.

Veja abaixo as fotos de 11 cross-dressers do mundo pop, alguns que você nem esperava.

ADAM LAMBERT - Cross-dressing na música e na mídiaADAM LAMBERT Revelado pelo American Idol, Adam é uma raridade no mainstream dos EUA: ele é um popstar assumidamente gay. Abusando da maquiagem e do bico, ele aparece nessa foto com cara de "não mexe comigo".

BOY GEORGE - Cross-dressing na música e na mídiaBOY GEORGE Os anos 80 parecem muito mais tolerantes do que os dias de hoje se pensarmos que um dos maiores astros pop da época era o então líder do Culture Club. Normalmente andrógino, muitas vezes ele aparecia com roupa 100% feminina. Como na capa do álbum Waking Up With The House On Fire.

DAVE GROHL O ex-Nirvana e atual Foo Figthers aparece aqui no papel de fã do seu grupo atual. A cena é parte do vídeo Learn To Fly. No mesmo clipe, o baterista Taylor Hawkins faz papel de aeromoça.

DAVID BOWIE - Cross-dressing na música e na mídiaDAVID BOWIE Lá no começo dos anos 70, o roqueiro inglês se declarava bissexual e assumia personagens andróginos. Na capa de seu álbum The Man Who Sold The World ele aparece de vestido longo.

JUSTIN TIMBERLAKE - Cross-dressing na música e na mídiaJUSTIN TIMBERLAKE Que graça, Justin, essa peruca e esse salto. Estamos esperando agora um ensaio com o cantor 100% de mulher.

KURT COBAINKURT COBAIN - Cross-dressing na música e na mídia Esse vestido todo mundo conhece, afinal o clipe não saía da MTV. É o líder do Nirvana, no video da faixa In Bloom.

LAURIE ANDERSON - Cross-dressing na música e na mídiaLAURIE ANDERSON Palmas para a compositora vanguardista (e também esposa de Lou Reed) Laurie Anderson. Indo na contramão, ela mostra que mulher vestida de homem também causa um efeito bem interessante. A foto está na capa de seu último álbum Homeland.

MARCELO CAMELO - Cross-dressing na música e na mídiaMARCELO CAMELO Perfeito, agora falta só Mallu Magalhães de fraque e terno.

NEW YORK DOLLS - Cross-dressing na música e na mídiaNEW YORK DOLLS Androginia clássica dos anos 70. O NYD era uma banda de gays junkies que tinha Malcolm McLaren como empresário e foi grande influência para os punks.

Queen - Cross-dressing na música e na mídiaQUEEN Como a gente viu, um clipe é sempre um bom pretexto para se jogar em roupas de mulher. E o Queen aproveitou bem a oportunidade em I Want To Break Free.

U2 - Cross-dressing na música e na mídiaU2 Assim como o pessoal do U2 no clipe de One. Bono teria dito que o fato de muita gente achar que o "U2 não pode fazer isso" era motivo o suficiente para fazê-lo.

Fonte: Vírgula Música

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites