sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como escolher os sapatos certos

Chega de dor nos pés! Saiba o que levar em conta ao comprar sapatos

Muito além da necessidade de proteger os pés, sapatos podem ser verdadeiros objetos de desejo. Só que com tantos modelos, cores e designs diferentes fica difícil lembrar do mais importante: o calçado é confortável? Para que você não caia em uma bela armadilha, é possível usar algumas regras básicas que irão te ajudar a comprar o sapato ideal.

Como escolher os sapatos certos - Salto Alto
Saltos

Existem diversos tipos de saltos com alturas e formatos diferentes, mas todos devem passar por alguns pré-requisitos básicos para evitar futuros desconfortos. “Primeiro tem que ter uma preparação para que ande com salto alto e não se prejudique. Então antes de comprá-los, é importante ficar em pé com o calçado e fazer movimentos para os lados como se fosse se desequilibrar, assim ela verá se consegue se manter firme ou se vai precisar de alguém para segurá-la, quanto mais instável, mais ela terá que forçar a articulação para andar, o que prejudica a musculatura. É importante ficar atenta também para os saltos muito finos, pois neste caso a instabilidade é maior, e o risco de lesão também aumenta”, ou seja, é preciso de treinamento e saber andar de salto. Veja nesse link dicas de como andar de salto alto: Dica 1 - Dica 2

Como escolher os sapatos certos - Tênis
Tênis

O tênis já costuma ser um calçado confortável, porém, é preciso ficar atenta para algumas observações. Se você vai usa-lo para correr, é importante que o amortecedor seja eficiente contra o impacto. “Experimente ficar na ponta dos pés e bater o calcanhar no chão, é preciso que você sinta o impacto seco e que ao mesmo tempo mantenha os pés no centro, ou seja, amortece, mas não muda a direção do movimento, senão gera instabilidade”. Também é importante conferir se o solado e as molas têm uma boa durabilidade e se o tênis é elástico.É aconselhável mexer os pés dentro dele, tanto lateralmente quanto para cima e para baixo. “É preciso sentir uma leve liberdade”.

Para a blogueira do “My Other Bag Is Chanel”, Michele Santos, um par de tênis que não será usado durante os exercícios não requer tantos cuidados. “Se o uso for para compor um look moderninho, não tem muitas restrições: basta escolher o número certo”.

Como escolher os sapatos certos - Botas
Botas

Mesmo sendo a preferência de muitas na hora de dar aquele toque mais bonito e sofisticado para o look, as botas são alvo de dores no calcanhar. “O tornozelo deve estar bem acoplado na bota, que vai funcionar como um fator de proteção. Ela deve deixar o pé estável, mas não pode ter nenhum ponto que prenda alguma parte dos pés e que fique marcado para não prejudicar a circulação. A bota tem que segurar as laterais, mas o laceado não pode prender os pés”, conta o professor fisioterapeuta. Para amenizar os desconfortos que as botas causam, Micheli dá uma dica: “Tente se adaptar ao uso dos protetores ou a palmilhas especiais, pois tiram boa parte do desconforto. Elas podem ser adquirias em lojas de cuidados com os pés e tratamentos ortopédicos”.

Como escolher os sapatos certos - Rasteirinhas
Rasteirinhas

Esse tipo de sapato é traiçoeiro, justamente por ter uma aparência inofensiva (baixo e semelhante a um chinelo), mas pode causar muitas dores – principalmente para quem tem “esporão” no calcanhar. “O ideal é comprar rasteirinhas no final da tarde, que é quando os pés estão mais sensíveis. Se a pisada não apresentar desconforto naquele momento, muito dificilmente apresentará no futuro”. A rasteirinha precisa ter pontos de fixação bem marcados, mas que não podem formar uma garra, além disso o material não pode levar a escorregões. “É importante certificar-se de que quando você ande, nenhuma parte do pé toque o chão, a ideia é fazer uma proteção contra o solo”.

Como escolher os sapatos certos - Sapatilhas
Sapatilhas

Essas são as grandes causadoras do calcanhar dolorido e das famosas “bolhas” que surgem no pé durante o seu uso. Na hora de escolher o modelo, tem que tomar cuidado para o calçado não espremer os dedos, caso contrário o pé perde a dinâmica da locomoção. Para diminuir os efeitos negativos que as sapatilhas podem causar é aconselhável fazer uso de fitas. “A solução é a mais simples de todas: basta usar fitas transparentes no calcanhar. Hoje já existem várias marcas no mercado, só é preciso descobrir a que mais agrada”, conta Michele.

O que acharam meninas? Comentem.

2 comentários:

Adorei...Gosto de rasteiras e sapatilhas

tenho um especial de botinhas em meu blog...

http://sociedadecrossdresser.blogspot.com.br/2015/02/dicas-de-moda-botinhas-para-estacao.html

Já acessou?

Postar um comentário

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites