Transexual chinês que se submeteu a uma cirurgia de mudança de sexo afirmou que vai brigar na Justiça de Hong Kong pelo direito de se casar com o namorado, em um caso considerado um marco jurídico.
A transexual, cuja identidade não foi revelada, teve o casamento proibido pelas autoridades de Hong Kong. Identificada apenas como W, ela tem cerca de 20 anos de idade e passou pela cirurgia há alguns anos.
O governo alega que W não pode se casar com o namorado, por que isso seria o equivalente a um casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que é ilegal em Hong Kong. A chinesa está levando o caso à Suprema Corte.
Segundo especialistas, o caso pode revelar contradições no sistema de administração local de Hong Kong.
Embora a carteira de identidade de W no território chinês determine seu sexo como feminino - e apesar de ela ter recebido ajuda oficial para a cirurgia - W ainda aparece como homem em sua certidão de nascimento. O documento não pode ser alterado sob a lei de Hong Kong.
O advogado da transexual, Mike Vidler, disse a repórteres que apesar de o território ter um sistema que apoia pessoas que optam pela cirurgia de mudança de sexo, está proibindo que W tenha os mesmos direitos de outras mulheres.
De acordo com o jornal South China Morning Post, de Hong Kong, o governo convocou um advogado de Londres para o caso, por considerar que não há conhecimento legal suficiente sobre a questão em Hong Kong.
1 comentários:
Muito interessante essa notícia, engraçado que la eles apoiam a cirurgia, mas após elas não podem ter direitos como as mulheres.
Espero que essa transexual consiga na justiça o direito que é dela.
Beijos.
Postar um comentário